Educação para sustentabilidade: diálogos interdisciplinares

Autores/as

Fernanda da Rocha Brando
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Giselle Alves Martins
Universidade de São Paulo. Laboratório de Epistemologia e Didática da Biologia (LEDiB/USP)

Palabras clave:

Sustentabilidade, Formação de Professores, Interdisciplinaridade

Sinopsis

A fragmentação e descontextualização de currículos e atividades escolares mostram certa desarticulação com temas ambientais que são de urgente atenção para as sociedades atuais, o que compromete a educação de milhares de cidadãos a estarem preparados para lidar com as demandas de um desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, a visão de uma educação cidadã interdisciplinar, na perspectiva da Agenda 2030 e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU, traz a ideia de processos formativos participativos. A Educação para a Sustentabilidade se torna pertinente nesse cenário por tratar de questões ambientais e humanas de forma integrada e de objetivar o desenvolvimento de uma consciência crítica que inter-relaciona aspectos sociais, ecológicos, econômicos, políticos, culturais, científicos, tecnológicos e éticos. Os objetivos específicos do projeto são: construir um “cardápio de atividades sustentáveis”, desenvolver seminários online de sensibilização sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), articular diferentes áreas do conhecimento em espaços formais e não formais de ensino e criar um fórum de diálogo entre pesquisadores e comunidades escolares envolvidas com temas voltados à educação e sustentabilidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Descargas

Publicado

noviembre 3, 2021
CÓMO COTIZAR

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Detalles sobre esta monografía

ISBN-13 (15)

978-65-88082-02-7

doi

10.11606/9786588082027